Memorial-museu-holocausto-berlim-alemanha

Memorial do Holocausto: Berlim – Alemanha

A intenção do Memorial do Holocausto é de relembrar das vítimas que perderam suas vidas por intolerância na época da Segunda Guerra Mundial.

A ideia de construir o museu surgiu em 1988, mas somente em 1999 através de uma petição pública o governo alemão aprovou a construção do memorial.

Assim sendo, o projeto vencedor foi o do arquiteto americano Peter Eisenman. A obra foi concluída somente em dezembro de 2004 e inaugurada em 10 de maio de 2005, fazendo parte da celebração dos 60 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Créditos foto: acervo do autor

A obra consiste em uma área de 19.000 metros quadrados que fazia parte da “faixa da morte” na época em que o muro de Berlim existia. Toda a extensão é composta por 2.711 blocos de concreto retangulares que imitam caixões.

Os blocos vão de 0,2 cm até 4,8 m de altura, fazendo com que as estruturas fiquem em inconformidade e causem confusão aos visitantes, que podem caminhar entre elas.

Localizado a uma quadra ao sul do Portal de Brandemburgo e próximo do Parlamento Alemão, o memorial (que está localizado em uma grande praça aberta de acesso gratuito) possui uma lista em seu subsolo com o nome de todas as vítimas judias conhecidas do Holocausto, obtidos junto ao museu israelense Yad Vashem.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Shopping Cart